24th abr
Comida Conecta">

Konbini – Loja de Conveniencia

E aí pessoal! Estamos de volta com mais um post no Comida Conecta do outro lado do mundo!               

Uma experiência quase cotidiana de viver no Japão é passar em uma loja de conveniência, de maneira encurtada: “konbini” (de convenience store). Trata-se de um modelo criado nos Estados Unidos feito realmente para facilitar coisas simples como comer e beber algo, comprar uma revista ou jornal e ir ao banheiro.

No Japão konbinis são uma instituição de respeito: No mesmo lugar você pode: comprar bebidas (quentes e frias, alcoolicas ou não, sucos, refrigerantes, cafés e etc…), petiscos (aqueles triângulos de arroz com alga, sanduíches, salgadinhos…), refeições rápidas (saladas, pratos prontos para esquentar apenas, pratos japoneses ou ocidentais como espaghetti a bolognesa…), por vezes frutas e vegetais e pães!

E olha que estamos falando apenas de comestíveis!

Agora imagina: Você pode tirar xerox, imprimir documentos ou fotos (em papel especial mesmo, aquele brilhante) levando seu pen drive, pagar contas, jogar na loteria, comprar ingressos para seu esporte favorito ou show de música…Tudo no mesmo lugar!

Ainda contam com uma área de artigos cotidianos: pilhas, band-aids, absorventes, pen drives, canetas/lápis/papel, sabão líquido para mão ou máquina de lavar, analgésicos, energéticos e mais uma variedade de coisas que é praticamente impossível de imaginar no Brasil!

Outro detalhe é que não é qualquer lugar que vende cigarro (no mundo né, não só no Japão…) e é comum todos os konbinis terem muitas opções de cigarros e lugares para se fumar na saída já que não se pode fumar em qualquer lugar aqui.

Bem, já deu para imaginar que é um lugar bem completão certo? Agora pense o seguinte: a maioria deles fica aberto 24 horas! Apenas alguns estão fechando meia noite para economia de custos recentemente.


Saca só, a gente fotografou os três mais perto de casa saindo do trabalho as 22h da noite. Três grandes redes tomam conta deste mercado aqui: A SevenEleven (presente nos EUA também), FamilyMart e Lawson. Mas existem outras redes menores comom MiniStop, Yamazaki e etc… Mas todas acabam usando o mesmo modelo: sempre lojas terreas, com estacionamento e uma disposição simples de três ou quatro corredores de produtos geralmente.


Alias, parando para pensar agora já esqueci de pagar conta de luz e no dia do vencimento trabalhei até MTO tarde. Cheguei em casa e pensei, ferrou, vai rolar multa e tal mas pago amanhã…Ops! Bora no Family Mart resolver isso pra já! Comum ter um caixa eletrônico (ATM) e um terminal de atendimento eletrônico para compras como a gente falou acima lá (ingressos, loteria, contas e etc…).


Comida Conecta estreia o canal no Youtube!

Para isso, fizemos um vídeo curtinho começando nosso canal do Youtube mostrando as três redes que comentamos! Não deixa de comentar (críticas, sugestões e pedidos são bem vindos!) e se inscrever aí!!

Em breve vamos trazer novas ideias e colaborações ao redor do mundo!
Manda uma mensagem, um comentário nos posts, comida conecta mesmo a distância!              

Comentários (4)
  • Legal isso hein?
    Tomara que esse conceito chegue no brasil.
    Quem sabe um dia eu conheça o Japão, será sensacional

    • Valeu o comentário Raphael!
      Poxa, esse “conceito” já tem aí, mas a adesão não foi muito forte… Essa praticidade de konbini é algo surreal! tem de tudo mesmo!
      Cara, o Japão é um destino memorável! se quiser bater um papo um dia, é só chamar a gente!

  • Muito legal conhecer particularidades de outras culturas, neste caso direcionado a conveniência.
    Espero aquele direcionados a comidas locais.

    • Valeu o comentário Silvio!
      A gente está por enquanto na região central do Japão, na área de Tokai!
      Conta pra gente, alguma receita ou região em especial? Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *