9th nov

Fish And Chips

E lá vamos nós de novo!
Fish and Chips, Fish N’ Chips, peixe com fritas, feito no Brasil, feito na Inglaterra, tanto faz!
Viemos hoje falar de uma receita originalmente inglesa, mas que já se espalhou pelo mundo inteiro!

A origem do tal Fish and Chips data da segunda metade do século XIX, pelo menos de maneira conjunta como reza a receita. Embora as batatas tivessem chegado na Europa no século XVII, tendo um papel fundamental na alimentação em tempos de escassez de alimentos. Mais tarde a própria Irlanda vivenciou o episódio da “Grande Fome”, gerando em última instâncias, grandes movimentos migratórios para outros países (assista Gangues de Nova York!).

via GIPHY

Okay, okay, okay… Fish and Chips certo?

O original é bem simples: Bacalhau fresco (SIM! não existe apenas aquele tipo da páscoa não irmão), minimamente temperado com sal e pimenta, envolto em uma massa de fritura algumas vezes feita com cerveja (SIM DE NOVO!) ajuda a fritar bem e deixar a massa muito crocante e sequinha) e batatas cortadas em pedações longos e grossos, igualmente fritas.

Fonte: Monique David e Heitor Marucci

Agora, qual é o lance? Na realidade, na Inglaterra isso é MUITO comum, sendo uma comida de rua amplamente consumida (sabe o…”Me vê uma coxinha?”. Tipo isso) por todas as classes. Inicialmente a receita nasceu como uma comida mais popular feita com peixes menos privilegiados.

Serve-se ainda hoje na rua envolto no jornal. (roots hein?). Esse exemplar aqui debaixo é da Monique David e do Heitor Marucci, casal de queridos que se aventurou em Dublin, embora eles tenham comido isso em Edimburgo, na Escócia. (veio com uma embalagenzinha simples mais eficiente no propósito).

A segunda colaboração de hoje começa com a Dominique Vaz da Silva, que conheci no começo da faculdade e hoje é Cabin Crew (comissária) da Norwegian Air UK, morando na própria Londres, casada e com dois filhotes!

Ela aproveitou seu descanso num final de semana em Littlehampton, uma cidade a pouco mais de 100km da capital inglesa e nos enviou algumas fotos de um Fish and Chips que ela provou com a familia em um pub chamado The Galley.

Fonte: Dominique Vaz da Silva

Tu deve tá pensando ao ver a imagem aqui embaixo…Aaaaa, ERVILHAS?!

Sim! Ervilhas e um molhinho com mais cara de tártaro do que de maionese. Eu tive a chance de provar o mesmo perto de Whitehall, bairro londrino que agrega repartições públicas e até o antigo prédio do Ministério da Guerra (tipo, estranho, mas ok, história viva). Se você quiser receitas da própria BBC ou do nosso amigo mais popular Jamie Oliver.

Fonte: Dominique Vaz da Silva

Aqui no Brasil ficamos com a sugestão do Sirène, lugar completamente focado em Fish and Chips do lado da Avenida Paulista. Conversando com o Hideki, que trabalhava lá, soubemos que eles contam com a unidade original em Curitiba. Chopp Lager e IPA da Bamberg, justo e saboroso e o hit combo de fritura feito na hora.

Verdade é que realmente, até pedra frita deve ficar gostoso. A fritura por imersão é conhecida no mundo inteiro, desde as culinárias mais saudáveis até o império estado-unidense (americanos nós também somos certo?) do fast food. Não estou aqui para condenar ninguém, admiro todos os lugares do mundo por suas gastronomias.

Qual a sua receita favorita de fritura? Divide com a gente!

Comentários (0)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *