6th set

Maria Escalera – Culinária Polonesa

What!? To lendo isso mesmo? Culinária Polonesa com este nome?
Vocês tem certeza que não erraram o nome do post?

Sim, sim, meus caros, o Comida Conecta hoje volta com um post sobre Culinária Polonesa. Estamos em São Paulo, no bairro de Pinheiros, conhecido por abrigar diversos restaurantes de culinária mundial sempre listados em revistas, guias e etc.

Então, quem viria a ser Maria Escalera?

Avó da Vanessa, de família portuguesa, que por acaso encontrou em Londres o Andrzej. Adivinha? Sim, polonês. De fato amigos, Comida Conecta! A estória mais detalhada deles a revista TPM deu conta de escrever com mais carinho. O que é certo é que ele homenageou a vó dela no restaurante de culinária polonesa. (how cute !!)

Aos pratos!
Bem, a ocasião em que conhecemos o restaurante foi meu último aniversário. A culinária polonesa tem algumas similaridades com alguns outros países do leste europeu e com a própria Russia. Na real? Pesquisei um lugar que teria pierógis! O menu deles está aqui se você tiver curiosidades por receitas diferentes!

Antes dos famosos pierógis, pedimos algumas entradas!
Lángos, que na realidade tem origem húngara, pãeszinhos fritos acompanhados com geléia de cebola roxa e creme de queijo com alho! Cara, amiga, gente, pensa num bolinho de chuva salgado com esses dois acompanhamentos.
Simples, mas muito muito saboroso. Para quem estranhou falar “geleia” e “cebola”, abra sua mente, carameliza perfeitamente e tem uma profundidade legal de sabor.

Fonte: Pedro de Toledo de Almeida

 

Para manter a variedade e curiosidade na culinária polonesa, pedimos diversos pratos além dos pierógis. Se segura aí, realmente o termo onívoro se aplica aqui: Começamos com uma costela suína assada ao molho de mel, saindo do osso, super macia e temperada. Difícil é pronunciar os nomes: Żeberka w Miodzie.

Fonte: Pedro de Toledo de Almeida

Um dos pratos tinha um nome no mínimo engraçado: Bigos (Lombo, linguiça calabresa e bacon suíno cozidos com chucrute, cebola, tomates, vinho tinto e geleia de ameixa, servidas com pão). Embora a consistência pareça um pouco homogênea demais, só pela cor dá para ver que virou uma amalgama de sabores. Sério. Coisa fina, muito gostoso. Trocar o pão por o arroz branco (mais comum para brasileiros) seria uma opção legal também!

Fonte: Pedro de Toledo de Almeida

Pedimos um filé mignon divino cozido num molho de uva e servido com um nhoque de batata estilo polonês,
Tudo feito com muito sabor. O Nome: Polędwica w Sosie z Winogron na Kluskach (de acordo com o google significa isso mesmo, hehe).

Fonte: Pedro de Toledo de Almeida

Enfim, o prato que vim procurar, o tal do Pierogi é composto por pasteizinhos cozidos, servidos em porção com 10 unidades, cobertos por cebola caramelizada ou cubinhos de bacon crocante, no nosso caso recheado com espinafre e queijos. Você facilmente vai encontrar receitas semelhantes de massa recheada, mas eu sou fã da maneira que os poloneses ou eslavos o preparam.


Goulash, o que fica próximo de um picadinho feito a perfeição, foi uma boa pedida também. A diferença aqui é usar um pouco de paprica defumada, que adocica e apimenta um tico o prato. Sério, é delícia para comer em dia frio!


A sobremesa ficou por conta de um bolo de Mel, recheado de damasco e coberto de chocolate, chamado Piernik. Talvez alguém possa achar isso doce demais (eu mesmo achei que seria), mas estava super equilibrado e delicioso.

Fonte: Pedro de Toledo de Almeida

Bem, este post poderia terminar por aqui e render diversos elogios sinceros e alegres a respeito da culinária polonesa do Maria Escalera recomendando a todos conhecê-lo. Só que não.

Infelizmente este excelente restaurante vai fechar em setembro. Sim, este setembro de 2018. Em uma breve conversa no final do nosso jantar, que teve como pressuposto apenas agradecer a agradável refeição e experiência gastrônomica, o Andrzej falou que estará fechando o restaurante pois “não consegue pagar a escola da filha”.

Literal ou não, a realidade é que está difícil ser brasileiro ou viver no Brasil.

Eles irão para Portugal em breve. Esperamos que para criar outro restaurante excelente.
Esperamos poder visitá-los em outra parte do mundo. Comida realmente conecta.
Obrigado Andrzej! Até a próxima, ou, como falei para ti: do zobaczenia później!

Comentários (1)
  • Parabéns a matéria ficou muito boa e tudo foi bem explicado. As fotos ficaram muito boas também o que bateu uma fomezinha…kkkkk
    Pena que o restaurante irá fechar mas com certeza aonde estiverem será um sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *