18th out

Canucks Poutinerie

O post de hoje vai ser completamente destinado a um clássico da baixa gastronomia canadense: Poutine (leia putine). Pelo que consegui me informar a origem deste prato é de Québec, com influência puramente francesa sendo composto basicamente por muita batata frita, queijo de coalho e um gravy (molho) encorpado. Algumas pessoas creditam a origem do prato aos anos 50 em áreas mais rurais do Canadá. Bem, encontramos uma poutinerie, lugar especializado nesta delícia.

Isso posto, vamos ao que realmente importa. O Raphael Yamada e a Carol Cypriano, dois queridos amigos que estão indo em breve aventurar-se pelo Canadá e nos convidaram para conhecer a Canucks Poutinerie, localizada na Vila Mariana, perto do Parque do Ibirapuera, na capital paulista. Por hora creio que é a unica poutinerie em São Paulo, caso você saiba de algum lugar que sirva este prato, por favor, comenta lá embaixo!

Lugar muito pequeno, discreto com mesas bem discretas e ideal para experimentar esta delícia. A foto abaixo é do perfil do Instagram do Canucks, atualizada depois de postarmos com a ajuda do comentário deles abaixo.

 

menuEles se mudaram faz pouco tempo para o número vizinho e se passar sem prestar atenção, você realmente não acha o lugar. Nada de pay-per-view ou TV mostrando qualquer canal. Vejam nos reviews e comentários do lugar, muito gringo já foi lá e falou bem demais. Uma das donas é canadense mesmo e fica na cozinha orquestrando o jogo inteiro. Bem… Ao cardápio!

As opções ficam entre poutines e tornados (aquelas batatas fritas em espiral, nesta visita não pedimos elas). Sobre o prato chefe da casa, você vai encontrar a versão Original (ou até apenas uma batata frita simples com ervas), uma versão “do chef”, que com certeza iremos novamente para provar e derivações que de acordo com o pessoal de lá, “não é poutine, apenas adaptações para agradar paladares variados”.

O lugar é realmente simples em todos os aspectos, os pratos são simples mas servidos com porções realmente generosas.

 

ginger_ale Pedimos inicialmente a versão clássica acompanhada de Ginger Ale artesanal, feita na casa (encontrei essa versão aqui com duas receitas para testar em casa, não parece ser difícil!). Servida nesse potinho de geleia aí do lado, é super refrescante e saborosa!

As outras opções de bebidas são bem simples, entre cerveja, caipirinhas e apenas um drink: Screw Driver (tradução literal: chave de fenda), um clássico feito com vodka e suco de laranja.

Em seguida pedimos o Poutine Clássico com o topping (literalmente cobertura) de Pulled Pork (receita americana bem comum no sudeste dos Estados Unidos equivalente a receita de carne louca). Realmente delicioso, primeiro pela qualidade dos ingredientes (batatas asterix, aquela rosa, ideal para fritar), carne de porco muito macia, bem temperada e claro, o gravy com maple syrup.

pulled_porkClaro que sou suspeito para falar mas realmente é uma proposta de fast food ou junkie food, mas se na mesa você tiver boa companhia ou grandes amigos para conversar, realmente poutine é uma excelente opção para ficar a noite inteira petiscando e dando risadas. Segundo item foi o Amertine, o que na realidade não é poutine (a própria dona falou isso), mas é uma opção igualmente deliciosa. Não vai o queijo de coalho e o molho, mas as iscas aceboladas de contra filé são muito bem feitas.

america_poutine

Pra arrematar, torta caseira de maça de sobremesa acompanhada de sorvete de creme. Sério, esqueça que tem muitas calorias, é comida de gordo mesmo. Leve alguém querido neste lugar e se esbalde. Se tivermos a chance de provar no Canadá, com certeza iremos.

sobremesa2

Anota aí o endereço e vai lá que é sucesso na certa! Com esse resturante vamos expandindo o nosso Ao Redor do Mundo de pouco a pouco. Conhece algum lugar que vale a pena ir? Sugere aí para a gente!

E

Comentários (3)
  • Ai de vcs se não forem provar no Canadá tbm!! Obs: Deu vontade de ir de novo… Hahahahahaha

  • Obrigada pelo review! Fico feliz que tenha gostado!!
    Só corrigindo, no nosso molho Gravy não vai o Maple Syrup e a imagem do local é errada,
    abaixo link no instagram
    https://www.instagram.com/p/BeA-UxhDH2b/?taken-by=canucks_poutinerie
    Abraços!

  • Obrigado Carey e Canucks!
    Ajustamos a imagem! Sucesso com o Poutine, precisamos visitar vocês de novo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *